Projeto Integrado de Engenharia e Gestão Industrial!
Tema
Projeto de um sistema de produção para desmontar produtos eletroeletrónicos (por ex.: computador, telemóvel, …)
Descrição
O tema do projeto deste ano relaciona‐se com a recuperação de produtos eletroeletrónicos obsoletos/descartados, designados vulgarmente por resíduo ou lixo eletrónico, um problema atual e preocupante tanto pela quantidade de materiais desperdiçados como pela deposição, muitas vezes, incorreta e prejudicial ao ambiente. Assim pretende‐se que os alunos, no âmbito do Projeto integrado de Engenharia e Gestão Industrial, projetem um sistema de produção para desmontar produtos eletroeletrónicos (por ex.: computador, telemóvel, …), e definam processos e formas para a sua reutilização e/ou reciclagem segura, limpa e sustentável.
Pontos de Controlo
Os pontos de controlo (milestones) dizem respeito ao controlo formal do andamento dos projetos. Estes pontos devem assegurar um certo ritmo de andamento dos projetos, embora mantendo alguma liberdade de ação entre grupos. O objetivo não é impor aos grupos o cumprimento de aspetos técnicos faseados no tempo, mas apenas impor alguns aspetos gerais de planeamento para salvaguardar um certo ritmo de trabalho. Os pontos de controlo do PIEGI11 2012/13 (1º semestre) são os da Tabela 3.
O cumprimento destes pontos de controlo é obrigatório para que os projetos obtenham aprovação final. Todos os documentos devem ser entregues em formato eletrónico (usando a plataforma de apoio ao projeto: Blackboard (BB), capítulo 11) à equipa de coordenação.
Os documentos entregues serão os propostos pelos docentes, sendo estes as diferentes tarefas:
Tarefa 1:
EnuncProjeto_piloto_2012-2013_v4.pdf (54,4 kB)
Resultado:
Tarefa 2:
2MODELO_TAREFA2-IEGI.doc (35 kB)
Resultado:
2MODELO_TAREFA2-IEGIpdf3.pdf (207,6 kB)
Ponto de controlo nº1:
Ponto de controlo nº1.pdf (2 MB)
Tarefa 3:
Enunciado tarefa 3.pdf (88,6 kB)
Resultado:
Tarefa 4:
Tarefa 4 (enunciado).docx (10,5 kB)
Resultado:
Tarefa4-Final-PDF.pdf (1,3 MB)
Relatório Preliminar:
Resultado: G4RelPrel.pdf (2,5 MB)
Avaliação efectuada pelo grupo 2: