Contextualização
3.1 - Dispositivo a desmontar e Procura
Para a concretização deste projeto, sentiu-se a necessidade de se falar no projeto de uma empresa que tenha o mesmo objetivo que este, sem, ainda assim, se aprofundar o projeto da mesma.
Destarte, a empresa que se está a projetar é uma empresa responsável por fazer a desmontagem de autorrádios e, posterior, reciclagem dos seus componentes metálicos. Esta empresa não faz a reciclagem de outros constituintes que não sejam metálicos, fazendo a expedição desses componentes não metálicos.
Existem vários tipos de autorrádios, contudo, os tipos de peças, no geral, não divergem muito. Desse modo, pode-se concluir que todos os autorrádios são constituídos por:
· 1 Placa de circuitos impressos (Figura 1);
· 3 placas protetoras laterais, 1 placa de proteção superior e outra inferior (Figura 2) de metal;
· 1 placa frontal de plástico (Figura 3).
Para a determinação do número de autorrádios diários que chegam à empresa foi feita uma pesquisa sobre quantos automóveis são abatidos por ano em Portugal ao abrigo do Programa de Incentivos ao Abate de Veículo em fim de vida. O valor é de 41 000 automóveis(Programa de incentivos ao Abate de Veículos em Fim de Vida, 2010). Contabilizou-se o número de autorrádios descartados por dia, tendo em conta que se tem cerca de 220 dias úteis por ano: 41000/220 = 186 autorrádios.
Tendo a noção que a sociedade atual ainda descarta a possibilidade da reciclagem, admitiu-se que um grande número dos aparelhos será considerado lixo comum, pelo que o grupo optou por um valor inferior a 186 autorrádios obsoletos reciclados por dia. Este valor resultou de um consenso entre os elementos do grupo e foi de 135 autorrádios que chegam, diariamente, à empresa. Este valor pode ser ultrapassado, mas, como é inferior aos 186 autorrádios esperados por dia, considerou-se que, em princípio, deverão chegar à empresa, pelo menos, os 135 autorrádiospor dia.
Admitiu-se também a existência de categorias de autorrádios:
® Categoria (A): Autorrádio com leitor de CD e visor;
® Categoria (B): Autorrádio com leitor de cassete e visor;
® Categoria (C): Outros;
Para determinar a quantidade de autorrádios reciclados por categoria, é necessário ter em conta a evolução tecnológica que é um dos fatores preponderantes para o descarte de EEE. Portanto, pode-se assumir que os autorrádios em vias de extinção são os da categoria (B), que têm sido substituídos por autorrádios da categoria (A) ou sistemas de navegação (que não consideramos no nosso sistema). Logo, os autorrádios que nos chegarão em maior quantidade serão os autorrádios da categoria (B), para serem reciclados. Tendo em consideração estes fatores, estabeleceram-se valores de autorrádios que seriam reciclados para cada uma das categorias:
Categoria (A): 34autorrádios/dia
Categoria (B): 70 autorrádios/dia
Categoria (C): 31 autorrádios/dia