Reciclagem na nossa empresa
No caso deste projeto, torna-se imperativo reciclar os autorrádios, uma vez que estes aparelhos estão a ser substituídos a um ritmo crescente por sistemas de navegação. Neste sentido e tendo conhecimento da elevada percentagem de metais nos autorrádios, a empresa irá reciclar o cobre, alumínio e zinco.
Os metais que chegam à empresa não serão obtidos da natureza serão sim retirados dos autorrádios, ou seja, são metais impuros.
Deste modo, o objetivo da empresa será reciclá-los através da sua separação/ recolha seletiva, fusão e purificação.
Inicialmente, os metais irão sofrer um processo de compactação, seguido de um processo de fusão. A energia despendida neste último processo, será calculada, a fim de exemplo, para os metais alumínio e zinco.
Obtidos os diferentes metais fundidos (cobre, alumínio e zinco), estes passarão para a máquina de produção de lingotes. De acordo com os gráficos da Figura 4, na última análise de custos de metais efetuada no dia 28 de Dezembro, o Cobre está cotado a 8000$ (5.997,12€) por tonelada enquanto o Alumínio e o Zinco estão cotados a 2000$ (1.499,28€) por tonelada. Tendo em conta estas diferenças, a empresa realizará apenas a purificação dos lingotes de cobre uma vez queaumentará o seu preço e, consequentemente, o lucro da empresa.Por outro lado, os lingotes de alumínio e zinco resultantes serão vendidosimpuros, pois a sua purificação não é economicamente rentável, em comparação com o cobre.
O processo de purificação do cobre implementado na empresa será a refinação por zonas, processo explicado na secçaõ Metais.
Figura 4- Gráficos de análise de custos dos metais. (Costa, 2012)