Gestão e organização da equipa

 

    Ao longo do semestre, o grupo 4 organizou e geriu todas as atividades tendo como base os conhecimentos adquiridos na UC de Introdução à Engenharia e Gestão Industrial (IEGI). Aquando da formação da equipa procurou-se, desde logo, planear e dividir tarefas a fim de cumprir os prazos estipulados. Para tal decidiu-se criar um horário semanal onde se encontram os dias em que o grupo terá reunião (Tabela 1) que, ainda assim, poderá ter sofrido alterações pontuais consoante a disponibilidade dos elementos do grupo. Neste sentido, adotamos algumas estratégias da UC de IEGI. Uma das estratégias recorrente nas reuniões foi o “Brainstorming” (tempestade de ideias), uma vez que os elementos do grupo concordaram que a utilização desta técnica contribui para a produção de ideias de sucesso. Para agrupar as ideias resultantes do Brainstorming recorreu-se, na maioria das vezes, ao diagrama de afinidades, já que a utilização deste diagrama permite clarificar e organizar as ideias de modo a serem melhor interpretadas. Para além destas duas ferramentas de apoio ao trabalho de grupo, a equipa recorreu, também, ao voto ponderado quando era necessário escolher entre várias opções. Outra ferramenta utilizada foi a carta mental, pois trata-se de uma forma rápida de perceber em que situação está cada elemento do grupo.

 


 

    Quanto à liderança da equipa, decidiu-se logo no início do semestre eleger um líder. Ficou acordado que caso fosse necessário, ou caso alguém achasse melhor eleger outro líder, proceder-se-ia a uma nova eleição. Tal não se verificou e o líder permaneceu na liderança da equipa durante todo o projeto, uma vez que a equipa considerou que a alteração da liderança apenas iria trazer instabilidade ao grupo de trabalho. Decidiu-se que o líder poderia marcar reuniões que não estivessem no horário e que caberia ao líder a distribuição de tarefas, tendo em consideração a opinião dos restantes membros da equipa, ou seja, o grupo de trabalho tentou manter uma comunicação eficaz, através da autorrevelação e da escuta ativa, de modo a evitar conflitos.

    Quanto ao blog (disponível em:https://grupo4miegi.webnode.pt/), o grupo considera esta ferramenta útil, uma vez que permitiu a divulgação do avanço do projeto e da organização do grupo. No blog foram-se colocando os resultados das tarefas realizadas para IEGI, o horário de trabalho do grupo, as definições de resíduos eletroeletrónicos, reciclagem de metais, entre outras informações que se consideraram plausíveis. Para que o blog não permanecesse desatualizado realizou-se um esquema (Tabela 2) para que cada elemento tivesse conhecimento da data em que estava responsável pela atualização do blog.

    Por último, a equipa considerou importante referir as avaliaçõespeer, uma vez que se trata de uma forma de a equipa tomar consciência do trabalho realizado por cada elemento e poder esclarecer alguma questão que não esteja a ser bem compreendida por todos.